Morte de Bin Laden ainda tem questões sem resposta
A operação militar que levou à morte de Osama bin Laden , o líder máximo da rede al-Qaeda, em uma cidade no norte do Paquistão, ainda tem algumas questões sem resposta.
O corpo
De acordo com autoridades americanas, o corpo de Bin Laden foi lançado ao mar, para seguir uma tradição muçulmana. Mas especialistas em Islã contestam a tal "tradição" seguida no caso. "Se é verdade que lançaram seu cadáver ao mar, o Islã é completamente contrário", disse Mahmud Azab, conselheiro do imã Ahmad al-Tayeb para o diálogo interreligioso.
De acordo com a tradição, o corpo de um muçulmano deve ser lavado por homens de fé muçulmana e sepultado o mais rápido possível, de preferências nas primeiras 24 horas após a morte. Em geral, o cadáver é coberto por uma mortalha branca. Não há referência a mar.
A cidade onde Bin Laden estava escondido, Abbottabad, fica a centenas de quilômetros do mar. As forças americanas fariam uma operação tão arriscada como essa, atravessando praticamente todo o território do Paquistão, para lançar o corpo ao oceano? - perguntam teóricos da conspiração na web. Por que os EUA não agiram dessa forma quando mataram os filhos de Saddam Hussein durante a Guerra do Iraque e os exibiram como troféus? - questionam outros.
Circularam informações de que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo. Horas depois, a rede NBC disse que a escolha pelo mar foi uma forma de evitar a peregrinação ao local de sepultamento do corpo.
Além disso, ainda não há registro em imagem de Bin Laden morto. Uma foto com o rosto ensanguentado, supostamente do líder terrorista, divulgada após a operação em Abbottabad, é falsa.
"Era uma imagem falsa, ela já havia circulado na internet em 2009", afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV Geo TV de slamabad.
Refúgio
Durante uma década, agentes americanos buscaram sem sucesso o chefe da al-Qaeda nos locais mais inacessíveis entre o Paquistão e o Afeganistão. Teriam os EUA ignorado os centros urbanos como possível refúgio de Bin Laden todo esse tempo?
E mais: por que Bin Laden escolheu se esconder em uma cidade que é um ponto turístico de relevância desde o período colonial? Além disso, Abbottabad é ponto de passagem para as regiões de Nathiagali e Naran.
Participação paquistanesa
Até agora a participação das forças de segurança do Paquistão não ficou clara. Obama chegou a afirmar que a operação teve o governo de Islamabad como parceiro. A chancelaria paquistanesa nega, atribuindo a ação exclusivamente aos americanos.
Em entrevista, a secretária de Estado, Hillary Clinton, disse que houve cooperação do Paquistão na operação, mas não quis comentar sobre um possível pagamento por informações que levaram ao esconderijo de Bin Laden.
Helicóptero derrubado
Circularam informações de que um helicóptero teria sido abatido durante a operação. Os EUA negam, destacando que não houve baixas em seus homens. O comando americano disse que um helicóptero apresentou problemas e a tripulação conseguiu abandoná-lo com segurança.
Reação
Ainda não está claro se os seguranças de Bin Laden reagiram às forças que participaram da operação. Informações apontam que houve tiroteio. Mas nenhuma baixa foi registrada oficialmente nas forças americanas.
A morte de Bin Laden teria ocorrido seguindo a cartilha republicana da Doutrina Bush - perseguir e matar os inimigos - nas mãos do democrata Barack Obama?
Na morte, imagem falsa
Assim como aconteceu na tragédia do terremoto do Haiti, quando uma imagem falsa correu o mundo via Twitter logo após o tremor, a morte de Osama bin Laden suscitou uma fotomontagem que chegou a figurar, ontem, em sites, emissoras de TV e jornais impressos assim que sua morte foi revelada.
No início da manhã de ontem, as falsas imagens que mostravam o terrorista morto foram retiradas do ar, substituídas por outras que comprovavam a fraude.
– Era uma imagem falsa que já havia circulado na internet em 2009 – afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad.
Os canais paquistaneses haviam mostrado o rosto de Bin Laden com uma barba negra e espessa, com uma quantidade menor de cabelo branco da que havia mostrado o mais recente vídeo do terrorista ainda em vida. Também havia marcas de sangue na testa e têmporas. O olho direito estava fechado, mas o branco do olho esquerdo era visível.
A montagem era baseada em uma foto verdadeira de 1998, distribuída na época pela agência de notícias Reuters.
Minha opinião:
Bin Ladem é muito inteligente, não iria se expor da forma que estava, alem disso noticiarios afirmaram na epoca das torres gemeas que Bin Ladem tinha 8 sozias indentico a Ele exatamente para confundir seus inimigos.